IFPA Campus Vigia em mobilização pela Campanha de Combate ao Suicídio e Valorização da Vida

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 11h04 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2017, 08h30 | Acessos: 565

No dia 12 de setembro de 2017, seguindo as orientações do Memorando Circular nº 026/2017/PROEN datado de 06 de setembro: “... tomando a nossa realidade e o dia 10 de setembro, como o dia de combate ao suicídio, a PROEN propõe que o IFPA, em todos os campi, se lance num programa de valorização da vida e combate ao suicídio entre nossos alunos e jovens de modo geral. Não apenas o trabalho de um dia, mas um trabalho preventivo que leve nossos alunos a pensarem sobre temas polêmicos como suicídio e automutilação.”, em uma parceria entre o Núcleo Pedagógico e o Núcleo de Comunicação e Marketing do Campus Avançado Vigia (CAV), realizou-se uma mobilização em prol da Campanha de Combate ao Suicídio e Valorização da Vida no IFPA.

Além da afixação de cartazes com a logo da campanha nacional Setembro Amarelo, discentes e servidores receberam fitas amarelas, e às 15:30h houve uma concentração no hall do prédio do CAV com objetivo de explicar a mobilização e promover um treino coletivo de muay thai, a aula foi ministrada pelo Prof. Eduardo Silva, proprietário da academia Extreme Champion Fighter, localizada na cidade de Vigia. O objetivo da ação foi promover a prática do esporte ou do exercício físico como coadjuvantes na prevenção e/ou no tratamento de problemas como depressão e ansiedade, os quais podem levar o indivíduo ao pensamento suicida ou à automutilação.

Focada no público interno da instituição, essa primeira ação conseguiu chamar atenção dos servidores e discentes para temática, embora o campus ainda não possua equipe multidisciplinar estabelecida para dar suporte aos possíveis casos, todavia ainda não detectados.

Texto e Fotos: ASCOM IFPA Vigia.