Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Dia Mundial do Meio Ambiente - Campus Avançado Vigia

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 09h48 | Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 13h16 | Acessos: 218

Foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) o dia 05 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. Desde 1972, a data é referência para reflexão das questões locais, regionais e mundiais que possam afetar de alguma forma os recursos naturais e suas interações com os elementos que existem no meio. O objetivo principal é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Para o ano de 2020, a ONU escolheu como temática a “biodiversidade”. A relevância do tema se soma ao contexto atual de pandemia, o qual nos remete a pensar as questões ambientais sem esquecer toda a dinâmica que o momento nos apresenta, nos induzindo a repensar comportamentos. 

A Comissão de Gestão e Educação Ambiental e Saúde Coletiva, Promoção a Saúde e Qualidade de Vida do Servidor do Campus Avançado Vigia buscou informações de eventos ligados ao Meio Ambiente para lembrar essa data importante para o mundo, onde nesse momento de pandemia que milhares de famílias estão em casa e as atividades escolares suspensas, buscamos alternativas para lembrar essa data. Esperamos que aproveitem esse momento para assistir os vídeos e palestras disponíveis nas plataformas digitais. Segue abaixo algumas dicas:

Link para acesso ao site da PNUMA: https://www.unenvironment.org/pt-br/noticias-e-reportagens/comunicado-de-imprensa/dia-mundial-do-meio-ambiente-pnuma-promove-reflexoes

Lives no YouTube do PNUMA
A transmissão ao vivo, “Conexões entre a Natureza e a Humanidade”, será no dia 3 de junho, às 16 horas. No bate-papo, a pesquisadora da Fiocruz Márcia Chame e o psicólogo Alexandre Coimbra irão explorar a relação entre meio ambiente e saúde humana, tanto física quanto psíquica, e contarão com a moderação da médica Júlia Rocha.

Conservação e ecoturismo
O Grupo Cataratas faz a gestão de seis parques e atrativos no Brasil, utilizando o turismo como ferramenta de educação ambiental e de inspiração para a conservação do meio ambiente. A agenda, além de lives, conversas com especialistas e lançamento da animação Animáximos para o público infantil, trará o bate-papo “A retomada do ecoturismo no pós-covid” com Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas, e Ricardo Freire, do blog Viaje na Viagem. A live será às 16 horas do dia 3 de junho. Outro destaque é o painel “Agora somos BioParque do Rio: um novo conceito de zoológico!”, no dia 4, às 14 horas. Ambos serão transmitidos pelo youtube.com/grupocataratas.

Outra dica é a SEMANA DE MEIO AMBIENTE 2020 do IFRN, tendo como tema central: “SAÚDE VEGETAL, SUSTENTABILIDADE E SANEAMENTO EM TEMPOS DE COVID-19”.
O evento será realizado de forma online e gratuita, com palestras transmitidas ao vivo pelo YouTube (canal "Esa_ifrn"). Será emitido certificado aos participantes.
Link para inscrição: https://www.even3.com.br/smaifrn2020/

Ainda em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente o IFPA Campus Avançado Vigia vai divulgar no site do Campus e nos canais das redes sociais, vídeos e dicas sobre práticas sustentáveis para a preservação ambiental. Vamos ter a participação de João Batista Gaia da Silva, representante da Secretaria de Meio Ambiente - SEMMA do município de Vigia, onde será apresentado um vídeo com o tema: “Preservação, Conservação ou Negligência humana” .
A palestra será transmitida no dia 05 de Junho às 11 horas pelo canal do YouTube.

A população também poderá interagir com a instituição compartilhando os hábitos sustentáveis adotados pelas suas famílias durante esse período de quarentena.

Fonte: site do PNUMA, IFRN

 

 
 
Fim do conteúdo da página