Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Você está aqui: Página inicial > PSU 2023 - Técnico Integrado
Início do conteúdo da página
PSU 2023 - Técnico Integrado

PSU 2023 - Técnico Integrado

Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 13h58 | Última atualização em Segunda, 10 de Abril de 2023, 17h47 | Acessos: 37264
imagem sem descrição.
 
 
PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2023.1.
PARA CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
NA FORMA DE OFERTA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
 
O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará (IFPA), designado pelo Decreto Presidencial de 31 de julho de 2019, publicado no DOU de 01 de agosto de 2019, Seção 2, página 1, no uso de suas atribuições legais e regimentais, por este ato administrativo, torna pública a realização do Processo Seletivo Unificado para Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma de oferta integrada ao Ensino Médio, visando o preenchimento de 2.850 (dois mil, oitocentos e cinquenta) vagas, na modalidade de ensino presencial, para ingresso no 1º semestre do ano letivo de 2023, conforme o calendário acadêmico de cada campus do IFPA participante
 
CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO
São cursos regulares com duração de até quatro anos, com matriz curricular composta de disciplinas de formação geral do Ensino Médio e específicas da área profissional de cada curso, e destinam-se a alunos concluintes do Ensino Fundamental ou ensino equivalente que estejam na idade regular da Educação Básica.
 
CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO (PROEJA)
São cursos com duração de três anos, com matriz curricular composta de disciplinas de formação geral do Ensino Médio e específicas da área profissional de cada curso, e destinam-se a alunos concluintes do Ensino Fundamental ou ensino equivalente com idade igual ou maior que 18 anos.
 
SOBRE OS CRITÉRIOS DO PROCESSO DE SELEÇÃO
A seleção será realizada com base no desempenho escolar dos candidatos aferidos pela média das notas/conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa ou Português e Matemática obtidos no 7º e 8º Ano (antigas 6ª e 7ª séries), do Ensino Fundamental ou ensino equivalente, devidamente mensurado no Histórico Escolar ou documento escolar oficial equivalente.
Serão selecionados os candidatos que obtiverem maior pontuação até o número de vagas ofertadas, por campus, curso, turno e modalidade de concorrência
 
SOBRE AS FASES DO PROCESSO DE SELEÇÃO
- Fase 1 (eliminatória): consiste nas inscrições e upload dos documentos;
- Fase 2 (eliminatório): consiste nas homologação das inscrições;
Fase 3 (classificatória): consiste na realização de procedimento de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos);
- Fase 4 (eliminatório): classificação dos candidatos;
Fase 5 (eliminatória): consiste na análise da documentação para habilitação de matrícula dos candidatos aprovados;
  - Não negros: aprovados na fases: 1, 2 e 4;
  - Autodeclarados negros (pretos ou pardos): aprovados nas fases: 1 a 4;
 
INSCRIÇÕES
As inscrições para o PSU abrirão nesta quinta-feira, dia 15, às 14 horas
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo, iniciando às 15h00min do primeiro dia e encerrando às 23h59min do último dia do período de inscrições.
Não será cobrada taxa de inscrição para participar do processo seletivo.
 
ACESSE AQUI A PÁGINA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO
 
DOCUMENTOS IMPORTANTES
 
EDITAL & ANEXOS
Retificação do Cronograma - Anexo II (Publicado em 03/01/2023)
Retificação do Cronograma - Anexo II (Publicado em 20/01/2023)
ANEXO II DO EDITAL - RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA EM 06/02/2023 
 
HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
Nota: As inscrições divulgadas como "Homologadas" quer dizer que o candidato(a) teve sua inscrição aceita no Processo Seletivo Unificado 2023. E deverá aguardar o Resultado da Classificação que tem data prevista no Anexo II - Cronograma do Edital.
Os Candidatos(as) considerados(as) como "Não Homologados" tiveram sua inscrição indeferida por não anexar a documentação exigida, ou por divergência de notas declaradas ou por "não se classificar" no dobro de número de vagas, conforme o item 9.1.1 do Edital.
 
ETAPA DE HETEROIDENTIFICAÇÃO
(Convocatórias, Cronogramas e Resultados)
 
RESULTADOS
1ªCHAMADA
Acesse com seu nº de inscrição sem o hífem (traço) e sem os zeros à esquerda dos números.
 
Habilitação de Matrícula - 1ª Chamada 
 
 
INÍCIO DAS AULAS
Alunos(as) que já foram matriculados têm que aguardar a Acolhida Multicampi que ocorrerá de 09 a 10/03/23 com várias programações e orientações para o início das aulas e serão transmitidas em nossas redes sociais.
 
 
  
2ªCHAMADA 
 
 
MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE  02 
 
 
A Comissão de Processo Seletivo do IFPA (COMPESE) informa que:
1 - Por orientações da Polícia Federal, considerando as ameaças feitas em redes sociais, o IFPA Campus Belém suspendeu as atividades no dia 31 de março e suspendeu a manifestação presencial de interesse às vagas, conforme nota publicada no site do processo seletivo.
2 - As 39 pessoas que se encontravam na fila antes da suspensão foram cadastradas em conformidade com o item 16.3.4  do edital, seguindo a ordem em que se encontravam, e dispensadas.
3 - Visando garantir o direito dos que estavam na fila antes da suspensão, o IFPA convocou os cadastrados para manifestar interesse presencial na manhã do dia 04 de abril e 34 vagas foram ocupadas, sendo 5 vagas do técnico subsequente e 29 do técnico integrado. 
 
 
 
 
 

 

Fim do conteúdo da página
-->