Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Quinta, 27 Outubro 2022 11:46

Inauguração do ECOPONTO

 

"IFPA - Campus Avançado Vigia inaugura o primeiro Ecoponto para a coleta de resíduos eletrônicos do IFPA"
 
     O Campus Avançado Vigia do Instituto Federal do Pará (IFPA) inaugurou um Ecoponto para descarte de resíduos eletrônicos. A iniciativa partiu da Comissão de Meio Ambiente do Campus Avançado Vigia (CAV) que vislumbrou a necessidade de criar um ponto de coleta, dada a ausência de pontos de coleta no município de Vigia e região. Entendemos a importância das Instituições Públicas na criação de ações de conscientização sustentável nas pessoas, além da promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental. 
 
     A partir dessa necessidade, fomos em busca de parcerias que pudessem nos auxiliar na coleta e logística dos resíduos eletrônicos. Desta forma, realizamos uma parceria com o Instituto Alachaster que atua em projetos de sustentabilidade no município de Belém.
 
     Os resíduos eletrônicos são formados por componentes poluentes e tóxicos como cromo, mercúrio e cádmio, que ao serem descartados em locais inadequados podem causar contaminação do solo e lençóis freáticos, prejudicando diversos seres vivos. Aém disso, esses resíduos causam danos à saúde das pessoas, como alterações nas funções pulmonares, além de danos à função da tireóide e aumento do risco de doenças crônicas.
 
     Os resíduos coletados pelo Ecoponto são: CPU, Nobreak, Monitor, Impressora, Estabilizador, Notebook, Teclado, Mouse, Pilhas, Placas, Carregadores, Fones, Tablets, Celulares, Fontes, Cabos e Baterias. Após a coleta esses resíduos serão direcionados para o município de Belém, onde serão destinados à reciclagem, de forma a garantir a gestão sustentável. 

 

 

Lido 338 vezes Última modificação em Quinta, 27 Outubro 2022 11:53
Fim do conteúdo da página
-->