Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Extensão
Início do conteúdo da página

Extensão

 

 

 

A Política de Extensão do Campus Avançado Vigia, constante em sua missão Institucional visa a promoção de ações extensionistas, regradas pela Política de extensão do IFPA, Resolução n°174/2017- CONSUP que estabelece os fundamentos, os princípios e as diretrizes para as atividades de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, no âmbito acadêmico e profissional:

* Edital interno para projetos de extensão (Art. 19 da Resolução Nº 194/2018-CONSUP);
* Edital externo PRO-EXTENSÃO (projetos com auxílio financeiro);
* Promoção de oficinas/palestras/minicursos à comunidade externa;
* Incentivar o fortalecimento social através de cursos;
* Participação em evento de extensão;
* Promoção de estágio, apesar de não ser obrigatório em alguns cursos.


O Edital interno de extensão é publicado por ano, sendo de caráter fluxo contínuo. Os docentes, na função de coordenadores dos projetos, podem realizar a submissão de projetos no referido edital. Os docentes, na função de coordenadores dos projetos, podem realizar a submissão de projetos nos referidos editais. Para cada submissão, o coordenador deve incluir alunos voluntários ou bolsistas. A concessão de bolsas está vinculada a diretriz orçamentária do Campus. Nesse sentido, o dispositivo do Edital interno tem como objetivo suprir a obrigatoriedade de projetos de extensão docente de acordo com a Resolução Nº 194/2018- 57 CONSUP. Ademais, a possibilidade da concessão de bolsas é uma iniciativa que visa atender a demanda do fomento.


Em relação aos Editais de extensão da PRO-EXTENSÃO, a coordenação de extensão do Campus Avançado Vigia auxiliará na divulgação interna das referidas chamadas. O incentivo da submissão nesses editais é visto como uma medida estratégica, uma vez que trazem recursos e materiais permanentes e não permanentes para o Campus, bem como a oportunidade de estágio aos alunos e cursos onde ele é obrigatório.

No que diz respeito à promoção de evento, o CAV realiza anualmente, a Semana Científica Integradora (SEMCI), evento voltado a ações de ensino, pesquisa e extensão. No ano de 2023, foi realizada a sua sexta edição. Nesse evento, são realizadas chamadas para submissão de resumos científico; promoção de palestras e minicursos. A SEMCI é um evento estratégico que busca oportunizar a apresentação de trabalhos realizados nos projetos de pesquisa, extensão e integradores.

No âmbito Institucional e Externo ao Campus, busca-se também incentivar a submissão e a participação nos eventos de extensão do IFPA e nos eventos promovidos pelas demais instituições da região de abrangência do CAV como: UFPA, UEPA e EETEPA e outras instituições.

 

 


Fabricio Nilo Lima da Silva - Chefe do Setor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão.
Cassio Eduardo Flexa - Diretor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão.
IFPA Campus Vigia
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página
-->