Uma das etapas desse projeto consiste na capacitação de moradores dos municípios de Colares, São Caetano de Odivelas e Vigia, com o objetivo de prepará-los para atuarem como multiplicadores de cultura em seus territórios. O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agente Cultural, que conta com 50 alunos, está sendo concluído, e os participantes serão certificados como Agentes Culturais, com reconhecimento válido em todo o território nacional.
Ao longo de cinco meses de formação, os alunos participaram de atividades no turno da tarde, vivenciando trocas de saberes e experiências, além de receberem bolsa de estudos para apoio à sua formação. Esta iniciativa não apenas valoriza e preserva o patrimônio cultural local, mas também promove o desenvolvimento de competências técnicas e sociais essenciais para o exercício da função de agente cultural.
O IFPA Campus Vigia reafirma, assim, seu compromisso com a educação, a valorização da cultura e o fortalecimento do patrimônio histórico e artístico da região, contribuindo diretamente para a formação de profissionais preparados para promover e preservar a cultura local.
Agenda Cultural
🎨 Encontro de Educação Patrimonial e Cultura Popular
📍 Local: IFPA Campus Vigia
✅ Data: 24 e 25/06/2025 (terça-feira e quarta-feira)
👨🏫 Coordenador do Curso: Prof. Fabricio Nilo Lima da Silva
📸 Produtor Cultural, Comunicação Visual e Discente do Curso: Alex Campos
👥 Produção: Turma FIC em Agente Cultural
🕑 Inscrições: https://www.even3.com.br/1-encontro-de-educacao-patrimonial-e-cultura-popular-do-ifpa-campus-vigia-584303
Produtor Cultural, Comunicação Visual e Discente do Curso: Alex Campos
Turma: FIC em Agente Cultural
#IFPA #IPHAN #MinistérioDaCultura #Colares #SãoCaetanoDeOdivelas #Vigia #Ensino #Pesquisa #Extensão @IFPA @IPHAN

Redes Sociais