Ir direto para menu de acessibilidade.
Demetrius Simonassi

Quinta, 27 Outubro 2022 11:46

Inauguração do ECOPONTO

"IFPA - Campus Avançado Vigia inaugura o primeiro Ecoponto para a coleta de resíduos eletrônicos do IFPA"

O Campus Avançado Vigia do Instituto Federal do Pará (IFPA) inaugurou um Ecoponto para descarte de resíduos eletrônicos. A iniciativa partiu da Comissão de Meio Ambiente do Campus Avançado Vigia (CAV) que vislumbrou a necessidade de criar um ponto de coleta, dada a ausência de pontos de coleta no município de Vigia e região. Entendemos a importância das Instituições Públicas na criação de ações de conscientização sustentável nas pessoas, além da promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental.

A partir dessa necessidade, fomos em busca de parcerias que pudessem nos auxiliar na coleta e logística dos resíduos eletrônicos. Desta forma, realizamos uma parceria com o Instituto Alachaster que atua em projetos de sustentabilidade no município de Belém.

Os resíduos eletrônicos são formados por componentes poluentes e tóxicos como cromo, mercúrio e cádmio, que ao serem descartados em locais inadequados podem causar contaminação do solo e lençóis freáticos, prejudicando diversos seres vivos. Aém disso, esses resíduos causam danos à saúde das pessoas, como alterações nas funções pulmonares, além de danos à função da tireóide e aumento do risco de doenças crônicas.

Os resíduos coletados pelo Ecoponto são: CPU, Nobreak, Monitor, Impressora, Estabilizador, Notebook, Teclado, Mouse, Pilhas, Placas, Carregadores, Fones, Tablets, Celulares, Fontes, Cabos e Baterias. Após a coleta esses resíduos serão direcionados para o município de Belém, onde serão destinados à reciclagem, de forma a garantir a gestão sustentável.

Sábado, 25 Junho 2022 10:04

Consulta Pública - Dados Abertos

Atenção cidadão usuário de serviços públicos, servidor e alunos do IFPA, agentes e servidores públicos de outros órgãos, gestores, membros e funcionários de organizações, associações e entidades da sociedade civil em geral, o Instituto Federal do Pará (IFPA) quer saber quais dados devem estar disponíveis para acesso livre. A consulta durará 15 dias, inicia hoje, 24 de junho, e vai até dia 8 de julho.

Participe: https://questionario.ifpa.edu.br/index.php/177546?lang=pt-BR

Saiba mais:

#IFPA #InstitutoFederalDoPará #TransparênciaPública #DadosPúblicos

A Comissão de Meio Ambiente do Campus Avançado Vigia, no dia 14 de junho de 2022, promoveu o II Encontro Sustentável do CAV, com vista a discutir questões ambientais, estimulando práticas conscientes. Dentre as atividades, aconteceu a entrega de mudas na qual servidores e alunos foram presenteados com três espécies: Ipê, Cumaru e Abricó de Macaco.

Quarta, 13 Abril 2022 16:10

Projeto de Extensão Aqua Empreender

Feira do Peixe 2022

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Avançado Vigia esteve presente na Feira do Peixe 2022, em São Caetano de Odivelas, nordeste paraense, Brasil. Tal município, faz parte da área de abrangência do campus, que possui estudantes matriculados nos cursos Técnicos em Pesca, Aquicultura, entre outros. A feira, é um evento tradicionalmente realizado na semana que antecede a Páscoa. Este ano, o Instituto por meio do projeto de extensão “AQUA EMPREENDER” incentiva o avanço da cadeia produtiva local. Estudantes e docentes participaram da Feira do Peixe na amanhã desta quarta-feira, 13 de abril de 2022, a partir das 8:00 horas.

Fotos: Projeto AQUA EMPREENDER.

ESTUDANTES E EGRESSOS do IFPA Campus Avançado Vigia,

Elaboramos um formulário de pesquisa de opinião com o objetivo de mensurar o interesse dos estudantes na oferta de cursos para capacitações ano 2022.1 pelo IFPA/PROEX em parceria com SEBRAE.

Segue o link e participe: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdq6dW8s5cfZGMpq9I7cDp8UsiRvbJmmXI56yEW_O3iNvWWjA/viewform?usp=sf_link

Prezado(a) DOCENTE do IFPA Campus Avançado Vigia,

Elaboramos um formulário de pesquisa de opinião com o objetivo de mensurar o interesse dos docentes na oferta de cursos para capacitações ano 2022.1 pelo IFPA/PROEX em parceria com SEBRAE. Em apenas 3 minutos você responde!

Segue o link e participe: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdC8VB04icE_FlQAqFUgho0Fk3gAeT0Q6Dvme3Pu-GykuCFkg/viewform?usp=sf_link

Pesquisa - Chamada Interna n° 01/2022 – IFPA Campus Avançado Vigia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Avançado Vigia, por intermédio do Setor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, convida seus docentes pesquisadores a apresentarem propostas de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação para cadastro interno em fluxo contínuo, a serem desenvolvidos durante o ano de 2022.

RESULTADO FINAL DA AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS 1º PERÍODO - PESQUISA - (NOVO - 17/03/22)

RESULTADO PRELIMINAR DA AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS 1º PERÍODO - PESQUISA

HOMOLOGAÇÃO DAS PROPOSTAS 1º PERÍODO - PESQUISA