Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Alex dos Reis Alves

Alex dos Reis Alves

Torna-se público que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Avançado Vigia, por meio do setor de administração, sediado na Rodovia PA-140, KM 55, Bairro São Cristóvão, S/N, CEP 68780-000, Vigia/PA realizará licitação, na modalidade PREGÃO, na forma ELETRÔNICA, nos termos da Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, do Decreto nº 10.024, de 20 de setembro de 2019, do Decreto nº 7.746, de 05 de junho de 2012, da Instrução Normativa SLTI/MP nº 01, de 19 de janeiro de 2010, da Instrução Normativa SEGES/MP nº 03, de 26 de abril, de 2018, da Lei Complementar n° 123, de 14 de dezembro de 2006, do Decreto n° 8.538, de 06 de outubro de 2015, aplicando-se, subsidiariamente, a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e as exigências estabelecidas neste Edital.

Data da sessão: 13/10/22
Horário: 10:00
Local: Portal de Compras do Governo Federal – https://www.gov.br/compras/pt-br

Objeto: O objeto da presente licitação é a escolha da proposta mais vantajosa para a aquisição de equipamentos para atender a demanda do laboratório de aquicultura do Campus Avançado Vigia - IFPA, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.

ACESSE O EDITAL

 

Semana Científica Integradora do Campus Avançado Vigia - SEMCI, chega à sua quinta edição e representa um dos maiores eventos técnico-científicos do campus. Nas quatro edições anteriores, a SEMCI trouxe temas relevantes e agregou conhecimento para a comunidade em geral. O evento possibilita a troca de experiências sobre temas atuais de diversas áreas do conhecimento. A V SEMCI apresenta uma programação incrível.

Participe!

Faça sua inscriçãohttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc-0o-6O-5zoqZP6DIC6zMr6QRJF7-mTxrtnVuUCN-S9Z04VQ/viewform?usp=sf_link

Envie seu trabalho: (Normas para submissão, modelos de resumos e apresentações): https://drive.google.com/drive/folders/1xxjvfHXJxgFsCBomcs3f4kcCLHj59RZJ?usp=sharing

Publicação do Edital nº 05/2022 IFPA Campus Avançado Vigia para concessão de Auxílio Permanência

A Diretora Geral do Campus Avançado Vigia - IFPA, Camila Vieira da Silva, nomeado pela Portaria n° 1311/2017, no uso de suas atribuições legais, torna público o Edital nº 05/2022 do IFPA/Vigia de concessão de Auxílio Permanência  para estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos presenciais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Avançado Vigia, sob a responsabilidade da Comissão de Assistência Estudantil do Campus, designada por meio da Portaria nº 23/2022.

O Auxílio Permanência da Assistência Estudantil objetiva minimizar vulnerabilidades sociais vivenciadas pelos estudantes, de forma a contribuir com a permanência no IFPA - Campus Ananindeua.

Os estudantes interessados em participar do processo seletivo para concessão dos auxílios deverão acessar o SIGAA no período de 16  a 23 de maio de 2022 para fazer sua inscrição.

Resultado Final - Novo (07/06/2022)

Resposta aos Recursos

Resultado Preliminar

EDITAL 05/2022

A DIRETORA-GERAL DO CAMPUS AVANÇADO VIGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ, no uso de suas atribuições legais e considerando a Lei nº 8.745/93 e suas alterações, Lei nº 12.772/12, Decreto nº 7.312/10, Portaria nº 13 11, 31/05/2017, publicada no DOU de 01/06/2017, TORNA PÚBLICO a abertura do Processo Seletivo Simplificado para contratação por tempo determinado de PROFESSOR SUBSTITUTO para atender a necessidade temporária de excepcional interesse do CAMPUS AVANÇADO VIGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ, de acordo com as definições deste Edital. 

1ª Convocação - (14/06/2022)

Homologação do Resultado Final - (D.O.U 09/06/23)

Resultado da Prova Didática e Prova de Títulos

Tema e Ordem de Apresentação

Tema da Prova de Desempenho Didático: TEMA 7 - LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Link para gravação do sorteio

Homologação da Inscrições e Aviso sobre o Sorteio do Tema

RELAÇÃO PRELIMINAR DE INSCRITOS

INSCRIÇÕES AQUI!

EDITAL Nº 06, DE 17 DE MAIO DE 2022
ANEXO I
ANEXO II
ANEXO III
ANEXO IV - RETIFICADO

IFPA campus Avançado Vigia através do Comitê Gestor de Egressos (CGIPE local) e Organização do mundo do trabalho (OMT local)  promoveu  nesta terça-feira, 03 de maio, pela manhã, no auditório, o I Seminário de Trabalho e Educação Profissional em alusão ao dia do trabalhador e envolveu na programação a mesa redonda com a temática: Empreendedorismo e o mundo do trabalho que contou com a participação no diálogo os seguintes palestrantes:  Egresso de Turismo e Hospitalidade e empreendedor da JEF eventos de Vigia (Felipe Beckman); Turismóloga, Especialista e Empreendedora da Pizza do Fábio (Josilene Melo Casseb); Pedagoga e Agente de Desenvolvimento (AD) do Município de Vigia (Márcia Laurine Palheta).
A programação também contou com a palestra no formato remoto: Perfil Econômico do Município de Vigia e Suas Perspectivas,  ministrada pelo professor Dr. Admilson Alcântara da Silva (UEPA e Estatistico da Secretaria do Estado de Turismo do Pará.
O evento envolveu egressos, professores, estudantes, servidores e comunidade externa, e teve por finalidade integrar parceiros e promover o diálogo inerentes ao empreendedorismo.
 

 

O Setor de Assistência Estudantil do IFPA Campus Avançado Vigia lança o edital do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS 2022).

O IVS serve de instrumento de avaliação da vulnerabilidade social, gerando pontos para a classificação dos candidatos em futuros editais de seleção de auxílio da Assistência Estudantil. O processo é exclusivo para alunos calouros dos cursos (com habilitação de matrículas em 2022) com renda per capita bruta de até um salário mínimo e meio, em situação de vulnerabilidade social que comprometa a sua permanência e êxito no curso. Os demais alunos, veteranos, deverão aguardar a abertura dos editais e proceder com a inscrição da mesma forma realizada nos anos anteriores.

Para a solicitação do Índice de Vulnerabilidade Social, o estudante apto deve acessar o Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGAA) no perfil do aluno através do link e cumprir as etapas descritas no edital, no prazo de 4 até 15 de abril.

Para mais informações, entre em contado via e-mail, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou presencialmente no setor da Assistência Estudantil.

ATENÇÃO: a solicitação do IVS não significa a solicitação de auxílio. A solicitação do auxílio será regida por editais específicos do Campus Avançado Vigia. O IVS contará pontos nos futuros editais da Assistência Estudantil.
 

RESULTADO FINAL - IVS - EDITAL 06-2022

RESULTADO DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS - IVS - EDITAL 06-2022

RESULTADO PRELIMINAR - IVS - EDITAL 06-2022

ERRATA 02 - 31-10-2022 EDITAL INSTITUCIONAL IVS - 06-2022_2

ERRATA 06-10-2022 EDITAL INSTITUCIONAL IVS - 2022_2

EDITAL INSTITUCIONAL IVS - 2022.2

Alunos com número de matrícula anteriores a 2022 com IVS válido

Resultado Final - EDITAL IVS - 003-2022

Resultado Preliminar - EDITAL IVS - 003-2022

ERRATA 03 - EDITAL IVS - 003-2022

ERRATA 02 - EDITAL IVS - 003-2022

ERRATA 01 - EDITAL IVS - 003-2022

Leia aqui o Edital Institucional 03/2022 - Índice de Vulnerabilidade Social (IVS 2022) e Anexos

Guia de Orientação aos Estudantes para Solicitação do IVS

Assista ao vídeo abaixo para saber mais.

As atividades acadêmicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Avançado Vigia retornaram de forma presencial, em 2022. Para recepcionar os calouros e apresentar parte das diversas oportunidades que IFPA proporciona, o Campus Avançado Vigia promoveu, nesta segunda-feira, 28/03/2022, o evento de Recepção aos Calouros 2022.1.

Os estudantes dos cursos técnicos em Hospedagem e Pesca, foram recebidos pelos servidores com muita emoção. As atividades tiveram início às 14h no auditório da instituição, no qual foram realizadas as falas do Diretor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, André Felipe da Costa Cunha, da Profa. MSc. Liliane Amanda Oliveira das Dores e Prof. MSc. Herivelto Martins (curso de Hospedagem), Prof. Dr. Fabricio Nilo Lima da Silva (curso de Pesca) e do Pedagogo da instituição, Josivan Barros de França.

Estudantes, sejam bem-vindos ao IFPA Campus Vigia.

Recepção dos calouros do curso técnico em Hospedagem

Recepção dos calouros do curso técnico em Hospedagem

Recepção dos calouros do curso técnico em Hospedagem

Recepção dos calouros do curso técnico em Hospedagem

O IFPA Campus Avançado Vigia convida pequenos e médios empreendedores em meios de hospedagem para participar do projeto intitulado “Assessoria Hoteleira em operacionalização de reservas, check in e check out aplicada ao município de Vigia de Nazaré/PA”, que será coordenado pela Profa. Liliane Amanda Oliveira das Dores. Aproveite essa oportunidade!
O objetivo é qualificar e capacitar os empreendimentos de hotelaria, apresentando os recursos necessários para a modernização, a melhoria das atividades e o aumento da produtividade e da qualidade dos serviços.
O projeto é inteiramente gratuito e será desenvolvido nas seguintes etapas:
1º ETAPA DE INSCRIÇÕES: será realizada uma chamada aos empreendimentos locais;
2º ETAPA: Acolhimento e apresentação do projeto junto aos inscritos com a oficina "a importância dos meios de Hospedagem para o Turismo em Vigia/PA";
3º ETAPA: Identificação das necessidades quanto a qualificação e informatização apontadas pelos hotéis participantes;
4º ETAPA: Elaboração e execução de oficinas de capacitação;
5º ETAPA: elaboração de aplicativo facilitador nos procedimentos de check in e check out;
6º ETAPA: treinamento e compartilhamento do app criado.
 

DEFESA PÚBLICA

 

Especialização em Inovações Curriculares na Educação do Campo 

IFPA Campus Vigia


Discente: ALECI MAURA MORAIS DA SILVA

Orientador: Profª M.Sc Ylana Priscila Carvalho Melo

Data: 24 de março de 2022
Hora: 10 horas
Local: IFPA/Campus Avançado Vigia. Sala 02

Título: A PESCA DO CARANGUEJO UÇÁ UCIDES CORDATUS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CACAU COLARES-PA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO.

 

Resumo:

A pesca artesanal sendo uma das práticas vivenciada no Quilombo do Cacau por meio da captura do caranguejo uçá Ucides Cordatus é uma atividade desenvolvida por pescadores tradicionais que exercem esse tipo de pesca sob a forma autônoma e de subsistência. Ensinamentos repassados de geração a geração. A vila pesquisada encontra-se no Município de Colares, estado do Pará em que a base econômica dos comunitários está relacionado a pesca artesanal, agricultura familiar, o extrativismo e o recurso federal Bolsa-Família (auxílio Brasil). Com objetivo de associar a pesca do caranguejo a educação escolar dos remanescentes de quilombo, o trabalho buscou identificar os modos de vida da população, suas identidades, nos seus aspectos culturais e sociais. Utilizou-se como metodologia, a pesquisa de campo com entrevista não diretiva (SEVERINO,2010), a partir de discursos livres, observação participante, subsidiada por referências teóricas e fontes documentais que sustentaram bibliograficamente o texto.  Partindo do princípio que os descendentes de Quilombolas conquistaram a “liberdade” territorial, os impactos ao meio natural foram notórios com o crescimento da população e constantes ataques de invasores, isto e´, pessoas desconhecidas de outros povoados que exploram o território quilombola, por compor de uma extensa área de terra firme e várzea sem fiscalização. Com o resultado da pesquisa, podemos perceber que no Quilombo, os quilombolas continuam a exercer suas atividades extrativista e pesqueira com métodos tradicionais e inovadoras, o qual algumas dessas práticas tem gerado sérios problemas ambientais, afetando a reprodução das espécies do ecossistema manguezal. Mediante os saberes tradicionais, os profissionais da Educação que atuam no povoado, ainda encontram-se em formação, em busca de estratégias de ensino para o fortalecimento do ensino-aprendizagem na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Padre Alfredo de La Ó”, reconhecida pelo Município como escola quilombola.

 

Palavras-chaves: Pesca artesanal, remanescentes de quilombolas, educação

 

Membros da Banca:

Orientadora: M.Sc Ylana P C Melo

Avaliador 1: M.Sc Paulo Marcelo Lins

Avaliador 2: M.Sc Vanilda de Magalhães Martins Vasconcelos

DEFESA PÚBLICA

 

Especialização em Inovações Curriculares na Educação do Campo

IFPA Campus Vigia


Discente: Joyce Costa Lima

Orientador: Prof.ª Dra. Márcia Cristina Lopes e Silva

Data:23/02/2022
Hora:9h
Local: Plataforma Google Meet (Link: https://meet.google.com/gwj-gyet-pbb)

Título: PRÁTICAS CURRICULARES E MULTISSÉRIE: REFLEXÕES EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA

 

Resumo: Este estudo traz abordagens sobre as práticas curriculares e a multissérie na educação do campo em uma escola municipal de ensino fundamental “Quirino Nazaré Fernandes” e em seu anexo educacional, situados na vila de Santa Rosa, localizados na área rural da cidade de Vigia de Nazaré, os quais foram investigados no contexto da pandemia do novo Coronavírus, no final de 2020. Por questão problema consiste em verificar como as docentes elaboram o processo de ensino-aprendizagem com base no currículo escolar. A pesquisa tem por objetivo geral analisar as práticas curriculares desenvolvidas nas classes multisseriadas da escola do campo. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica, associada a pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, por meio de aplicação de um roteiro de entrevista à diretora e duas professoras. Como resultados pôde-se conhecer um pouco da realidade educacional das docentes das classes multisseriadas e sua atuação nos locais pesquisados, percebeu-se a presença de um currículo desestruturado e em descompasso com educação do campo, fato esse que merece atenção, uma vez que, esse instrumento é responsável pelo planejamento e norteamento das atividades a serem realizadas pela escola, como também, torna-se fundamental para construção da formação cultural, social e acadêmica dos alunos que deve estar em consonância com as peculiaridades locais, perspectivas de vida e de trabalho diversas. Logo, as adaptações curriculares realizadas pelas docentes foram essenciais durante a pandemia em decorrência das dificuldades e das práticas pedagógicas desenvolvidas por meio das aulas remotas nas turmas de multisséries para a realização do processo de ensino-aprendizagem dos sujeitos do campo.

Palavras-Chave: Práticas Curriculares. Educação do Campo. Classe Multisseriada. Aulas remotas.

 

Membros da Banca:

Avaliador 1: Prof.ª Dra. Rose Scaladrin - Campus Rural de Marabá (IFPA);

Avaliador 2: Prof.ª Dra. Maria Izabel Alves dos Reis - Instituto Federal do Pará (UFPA)

Página 1 de 4
Fim do conteúdo da página
-->