Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

 

 

Apresentação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos e as suas práticas pedagógicas. O instituto foi criado pelo Art. 5°, inciso XX, da Lei n° 11.892, de 29/12/2008 pela integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (CEFET-PA) e das Escolas Agrotécnicas Federais de Castanhal (EAFC) e de Marabá (EAFMB); as quais atuam na rede federal de educação profissional há mais de cem anos, com exceção da EAFMB, criada em 2008.

 

Legislação

Lei de Criação dos Institutos Federais nº 11.892, de 29/12/2008, publicado no DOU em 30/12/2008

Portaria de Criação das Unidades administrativas dos Institutos Federais nº 1291, de 30/12/2013, publicada no DOU em 31/12/2013

Portaria de Autorização do Funcionamento do Campus avançado Vigia, nº 505, de 10/06/2014, publicada no DOU em 11/06/2014

Portaria nº 27, de 21/01/2015, publicada no DOU em 22/01/2015

Estatuto do Instituto Federal do Pará

Regimento Geral do Ifpa

 

História do IFPA Campus Avançado Vigia

Como marco inicial da atuação do Instituto nessa microrregião foi implantado, em 1º de outubro de 2010, o Polo Avançado de Vigia de Nazaré, o qual funcionou em um prédio cedido pela Prefeitura Municipal, por força de um Convênio de  cooperação celebrado com o IFPA.


Os recursos humanos disponibilizados para dar suporte as atividades administrativas e acadêmicas do Polo, incluíram uma Diretora Geral, 3 (três) servidores docentes do quadro efetivo, 6 (seis) professores substitutos e 5 (cinco) funcionários terceirizados, incluindo apoio administrativo, serviços gerais e limpeza e conservação.


O ensino constituiu o principal macroprocesso finalístico do Polo, abrangendo cursos técnicos subsequentes nas modalidades presenciais e semipresenciais, dos eixos tecnológicos de Informação e Comunicação, Infraestrutura, Recursos Naturais e Turismo, Hospitalidade e Lazer.


No período de 2012 a 2013, o Polo contou com o apoio do Campus Rural de Marabá o qual contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento das suas atividades acadêmicas e administrativas.

Como parte da programação dos cursos técnicos subsequentes foi desenvolvida uma série de atividades as quais, além de aulas teóricas e práticas, incluíram a realização de diagnósticos dos setores da pesca e aquicultura, turismo e  hospitalidade e inclusão digital, com vistas à reelaboração da Matriz Curricular dos respectivos cursos; visitas técnicas; promoção e participação em eventos de caráter técnico, científico e cultural, tais como encontros, seminários, congressos, oficinas, exposições, festivais, feiras, etc., além da execução de ações em parceria com escolas públicas e comunidades urbanas e rurais, envolvendo professores e alunos.

Em 2012, foi celebrado um Convênio de Cooperação Técnica com a Sociedade Literária e Beneficente “Cinco de Agosto”, por meio do qual foi possível instalar a biblioteca do Polo conjuntamente com essa entidade e catalogar o seu acervo  bibliográfico (livros, periódicos, folhetos, revistas, jornais, etc.), para atender a demanda da comunidade acadêmica e da sociedade vigiense, além da utilização do seu auditório, com capacidade para 80 pessoas, para realização de eventos.

De 2013 até 2015, por determinação superior da Reitoria do IFPA, o Polo passou a ser tutelado pelo Campus Castanhal. Período em que o Polo passou por dificuldades relacionadas às atividades acadêmicas, que tiveram como principal  consequência, o aumento da evasão de alunos, decorrente da insuficiência de professores para ministrar os componentes curriculares dos cursos ofertados, carência de materiais de consumo, equipamentos e materiais permanentes, deficiência de infraestrutura de transporte e atraso na contratação de pessoal de apoio administrativo.


As dificuldades foram atenuadas a partir do apoio adicional dado pela Reitoria, através da contratação de servidores docentes e técnicos administrativos e de serviços terceirizados e, em especial, da implantação da Diretoria de Ensino, da  coordenação Adjunta do PRONATEC, das Coordenações dos Cursos de Informática e Recursos Pesqueiros e da ampliação do seu quadro de servidores que passou a ser constituído de 5 docentes e 2 técnicos administrativos, incluindo 1 Analista de Sistemas e 1 Assistente de Aluno.

Em maio de 2014 foi iniciada a construção da sede definitiva do campus, em uma área de 10.000 m² doada pela Prefeitura, concluída em setembro de 2016, a qual é composta por um bloco pedagógico de 2.430 m², 14 salas de aula, 1 pórtico de 105 m² e um muro com 800 m de extensão, cujo custo total da obra foi de aproximadamente R$ 3.536.350,00 (três milhões, quinhentos e trinta e seis mil, trezentos e cinquenta reais).

A Extensão representou o macroprocesso finalístico através do qual o Polo promoveu ações integradas com o ensino e a pesquisa, possibilitando o seu intercâmbio com a sociedade em geral com destaque para a organização e execução do III Encontro Desportivo dos Campi do IFPA (III EDCIFPA) que teve por tema “Praticando esporte com alegria, despertando novos talentos”, no período de 29 de março a 01 de abril de 2012, com 501 participantes, 446 alunos atletas e 12 delegações.

Todo o trabalho desenvolvido pelo Polo Avançado de Vigia de Nazaré foi fruto de um esforço coletivo envolvendo gestores, educadores, servidores, educandos do IFPA e instituições parceiras, cujos resultados o credenciaram a ser transformado em Campus Avançado, o que foi efetivado através da Portaria nº 505 de 10 de junho de 2014 do Ministério da Educação, publicada no DOU em 11.06.2014 que, de acordo com a Portaria nº 1.291, publicada no DOU em 31.12.2013, no seu Art. 3º, alínea II, “se destina ao desenvolvimento da educação profissional por meio de atividades de ensino e extensão, circunscritas a áreas temáticas ou especializadas, prioritariamente por meio da oferta de cursos técnicos e de cursos de formação inicial e continuada”.

A partir de setembro de 2016, o Campus Avançado Vigia passou a funcionar em sua sede própria, que inclui um Bloco Pedagógico, pórtico e muro que circunda toda a área de aproximadamente 10.000 m², permitindo melhores condições de trabalho aos seus servidores e acomodações mais adequadas como salas de aula e laboratórios de Informática para a ministração das aulas.


O Campus Avançado Vigia foi contemplado na 4ª fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica já conta com 31 (trinta e um) servidores efetivos, praticamente o total de cargos efetivos, 20 docentes e 13 técnicos administrativos, autorizados pela Portaria do MEC nº 246, de 15/04/2016, que trata da criação do modelo de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas e comissionadas, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, publicada no DOU em 11/05/2016.

 

Estrutura Organizacional do IFPA Vigia

Organograma

 

Quem é Quem

Lista de contatos

 

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8:00hs às 12:00hs e das 14:00hs às 18:00hs

 

 

Localização

Rodovia PA-140, Km 55, bairro São Cristóvão. Próximo ao trevo de São Caetano.
CEP: 68780-000 - Vigia-Pará

Como chegar no IFPA Vigia

 

Assunto(s): ,
Fim do conteúdo da página
-->