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Ensino

As políticas de ensino do Campus Avançado Vigia se baseiam na articulação da Educação Básica com a Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva da integração entre saberes específicos para a produção do conhecimento e a  intervenção social, assumindo a pesquisa como princípio pedagógico. Os cursos oferecidos pelo Campus se integram aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

Os processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nos cursos do Campus enfatizam os seguintes aspectos na formação dos indivíduos:

A pesquisa como princípio pedagógico que consiste num instrumento que vai possibilitar a indissociabilidade entre teoria e prática, no estímulo à curiosidade intelectual dos estudantes, na articulação entre trabalho individual e coletivo no processo formativo. O desenvolvimento da interação escola-família-comunidade objetiva fortalecer a cultura local e melhorar a atividade produtiva familiar, formando jovens críticos, reflexivos e criativos.
Busca formas de aprendizagem que permitam aos estudantes melhor compreender e desenvolver capacidades para viver e intervir em seu mundo e em sua existência. Isso significa considerar a reflexão sobre a realidade como elemento mediatizador dos processos educativos. A partir do estudo da realidade, a formação profissional e humana se faz possibilitando aos estudantes acesso, produção e uso de diferentes saberes (científicos e tradicionais) relacionados às diversas dimensões (políticas, históricas, naturais etc.), criando reais condições de propor ações técnico-profissionais que ajudem a melhorar a qualidade de vida nas comunidades em que o CAV atua.

O trabalho como princípio educativo é compreendido como elemento articulador da relação teórico-prática, proporcionando a produção e a construção de um novo conhecimento sobre o processo de trabalho e as suas relações com o trabalho pedagógico. Existe uma relação indissociável entre trabalho e educação que se baseia na construção e produção de conhecimento pelas populações urbanas e rurais incluindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pescadores, quilombolas, ribeirinhos, agroextrativistas, trabalhadores autônomos e assalariados para o processo de trabalho. Este processo consolida-se através da Prática Profissional instituída pelo IFPA, permeando as atividades curriculares através das
disciplinas obrigatórias ou das ações de orientação coletiva. A prática profissional se caracteriza por atividades didático-pedagógicas que objetivam relacionar a teoria e prática, promover a interação com o mundo do trabalho e favorecer a articulação interdisciplinar entre os conteúdos da formação técnica e da formação geral.

O respeito à diversidade e a cidadania constituem princípios que devem estar presentes na construção de um projeto educacional inclusivo, estimulando a formulação e a implementação das políticas traçadas para o ensino. É uma forma de garantir que a cidadania seja exercida e os vínculos sociais fortalecidos. Trata-se de uma atitude política para com a diversidade gerada pelas diferenças de classe, gênero, etnia, capacidades, enfim, de atributos que fazem parte da identidade pessoal e definem a condição do sujeito na cultura e na sociedade. O desenvolvimento de atitudes de respeito à diversidade tem a ver com o direito à educação, o direito à igualdade de oportunidades e o direito à participação na sociedade. Por isso mesmo, representa um grande desafio a ser enfrentado pelos sistemas de ensino na construção das suas bases político-pedagógicas.


A diversidade cultural como princípio educativo considera que é através das vivências que as pessoas de um grupo pensam, classificam, estudam e modificam o mundo e a si mesmas. Reconhecer as culturas desses sujeitos significa contribuir na sua valorização e respeito. Neste sentido, a educação intercultural é considerada como espaços-atividades educativas, os contextos e práticas tradicionais e as ações originadas dos espaços e organizações políticas dessas pessoas ou grupos ganham espaço no processo de aprendizagem.

Regulamento Didático Pedagógico da Educação Básica e Profissional - aprovado pela Resolução nº 945/2023/CONSUP

Regulamento Didático Pedagógico da Educação Superior de Graduação - aprovado pela Resolução nº 944/2023/CONSUP

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