Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Pesquisa
Início do conteúdo da página

Pesquisa

 

 

No Campus Avançado Vigia a política de pesquisa está norteada nos seguintes pilares:

* Edital interno de pesquisa;
* Edital PROPPG de pesquisa;
* Promoção de evento científico;
* Participação em evento científico.
* Incentivo para publicação de resumos e artigos científicos.

O Edital interno de pesquisa é de fluxo contínuo, sendo sua publicação anual. Os docentes na função de coordenadores do projeto, podem realizar a submissão de projetos nos referidos editais. Para cada submissão o coordenador deve incluir alunos voluntários ou bolsistas. A concessão de bolsas está vinculada a diretriz orçamentária do Campus. Nesse sentido, o dispositivo do Edital interno tem como objetivo suprir a obrigatoriedade da pesquisa docente. Ademais, a possibilidade da concessão de bolsas é uma iniciativa que visa atender a demanda do fomento.

Em relação aos Editais de pesquisa da PROPPG, a coordenação de pesquisa do Campus Avançado Vigia auxiliará na divulgação interna das referidas chamadas. O incentivo 58 da submissão nesses editais é visto como uma medida estratégica, uma vez que trazem recursos e materiais permanentes e não permanentes para o Campus.

No que diz respeito à promoção de evento científico, o CAV realiza anualmente a Semana Científica Integradora (SEMCI). No ano de 2023 foi realizada a sua sexta edição. Nesse evento são realizadas chamadas para submissão de resumos científicos, promoção de palestras e minicursos. A SEMCI é um evento estratégico que busca oportunizar a apresentação de trabalhos realizados nos projetos de pesquisa, extensão e integradores.

Além da participação na SEMCI, busca-se também incentivar a submissão e a participação nos demais eventos promovidos pela instituição. Nesse contexto, o Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTI) e a Semana de  integração em Ciência, Arte e Tecnologia (SICAT) são dois eventos estratégicos que o Campus Avançado Vigia busca participar. Vale considerar que os servidores e estudantes do IFPA Campus Vigia vêm participando de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais, promovidos por diversas instituições.

 

 


Fabricio Nilo Lima da Silva
Chefe do Setor de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão
IFPA Campus Vigia
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página
-->